FIDESZ - traducción al ruso
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

FIDESZ - traducción al ruso

Fidesz

FIDESZ         
= Fiatal Demokrat Szovetsege (União dos Jovens Democratas-Húngria)

Wikipedia

Fidesz - União Cívica Húngara

O Fidesz - União Cívica Húngara (em húngaro: Fidesz - Magyar Polgári Szövetség) é um partido político nacional-conservador e populista da Hungria. Atualmente, é o maior partido húngaro.

O Fidesz foi fundado em 1988 com o nome de União dos Jovens Democratas (em húngaro: Fiatal Demokraták Szövetsége) por jovens estudantes, sendo nos seus primeiros anos de existência, um partido liberal que fazia oposição ao governo Marxista-Leninista da época. Foi registrado em 1990, tendo Viktor Orbán como seu líder. Em 1992, foi aceito na Internacional Liberal. Até 1993, só podiam filiar-se pessoas com menos de 35 anos. Apesar de ter conseguido entrar para Assembleia Nacional em 1990, o Fidesz perdeu dois assentos nas eleições legislativas de 1994. Depois das eleições, passou a adotar o conservadorismo liberal, levando seus membros liberais clássicos a o deixarem. Posteriormente, procurou criar uma conexão com outros partidos conservadores e, nas eleições de 1998, formou um governo de centro-direita. No início dos anos 2000, passou a adotar o nacionalismo mas sua popularidade caiu devido escândalos de corrupção. Entre 2002 e 2010 serviu como oposição, tendo, nesse período, formado uma coalizão com o Partido Popular Democrata-Cristão.

No pleito de 2010, com a impopularidade do então primeiro-ministro Ferenc Gyurcsány, o Fidesz foi reeleito depois de 8 anos. De volta como governo, adotou políticas de caráter nacional-conservador e crítico da UE. Em 2011, com a reforma da Constituição Húngara feita pelo governo Orbán, se consolidou no poder e estabeleceu, segundo muitos analistas internacionais, um regime de "democracia controlada" no país. Sua maioria na Assembleia permaneceu mesmo após as eleições de 2014 e, seguindo a crise migratória na Europa, o Fidesz passou a usar uma retórica contrária à imigração.

Atualmente, é uma sigla socialmente conservadora, populista e democrata-cristã em termos de economia, chegando a ser descrita como economicamente nacionalista, ainda que alvo de críticas e protestos por permitir a abertura da Hungria para projetos de países como a China, os quais são acusados de beneficiar os interesses estrangeiros em vez dos próprios húngaros.

É membro da Internacional Democrata Centrista e da União Democrata Internacional.

Ejemplos de uso de FIDESZ
1. Past Fidesz gatherings have attracted hundreds of thousands of people.
2. Tension eased after the main Fidesz opposition party canceled a rally scheduled for Saturday and a poll on Friday showed that over half of those questioned believed Fidesz leader Viktor Orban had stoked violence with his calls for protests.
3. The main Fidesz opposition urged the prime minister to go amid what it called a "moral crisis". "A pathological liar can not step over his shadow," Viktor Orban, the Fidesz leader told said on Tuesday.
4. That gave them a slight edge over Fidesz, which had 42.1 percent –– or '7 seats.
5. Two major parties have emerged: the Socialists and their arch–rivals, the centre–right Fidesz.